domingo, 23 de agosto de 2009

Gramado

Foi com certa descrença que aceitei participar do concurso do Jornal do Brasil. Com certeza vou dever ao Thiago pelo resto da minha vida, já que ele praticamente me empurrou na tal promoção. Se eu tivesse visto, é quase certo que sequer tentasse. Nunca tinha ganhado nada do tipo antes, e só me imaginava em Gramado daqui há alguns anos, de preferência, com um (bom) filme, já que lá é um dos grandes festivais de Cinema do país e da América Latina. Acabou que um pequeno texto sobre o belo filme "Deserto Feliz" e o Thiago, me levaram até lá. Ah, e é claro, o JB também.
Fora uma turbulência mínima no vôo de volta - pra quem não está acostumado, qualquer treme-treme é caos - a viagem foi indescritivelmente boa. Não só pelo contato diário e intenso com o Cinema, mas também por tudo que foi vivido lá, não só por mim, mas como por todos os companheiros de júri e também cineastas que se cruzaram por lá. Não fosse Gramado, dificilmente eu estaria escrevendo em um blog, algo que eu sempre me senti incapaz - nada pessoal, mas meu recorde em blogs é de três postagens/ano. Por causa de alguns amigos que dividiram a missão de ser jurado comigo, cheguei a conclusão que esse seria um bom espaço pra expressar opiniões sobre momentos como esse.  Valeu Júlia e Victor (não é esse que tá escrevendo não, é outro, mais conhecido como "Floripa"). Aliás, o estopim foi ver hoje o blog de uma amiga querida, a Luar, e perceber que alguém pode sobreviver escrevendo 4 vezes num blog ao longo do ano. Agora não vou ficar mais com a consciência pesada.
[*]
Eu moro no Rio há 19 anos e vergonhosamente nunca fui ao Festival do Rio, por diversos motivos, sejam eles de tempo, financeiros ou outros. Mas ainda assim, desconfio que o festival da minha cidade seja bastante diferente de Gramado. Não melhor nem pior, simplesmente diferente. Aqui os filmes passam em salas de Cinema diferentes, em vários lugares da cidade e em dias diferentes; lá, é basicamente em um lugar, que eles chamam de Palácio. A condição de cidade turística de Gramado favorece bastante pra que essa diferença se acentue. Lá, o lugar simplesmente respira o festival; a cidade se vira inteiramente ao Festival de Cinema. O mesmo, infelizmente e por várias razões, não acontece aqui. Talvez por isso, um evento como esses represente mais o que é a experiência de estar em um festival de Cinema. É claro que o tapete vermelho ajuda, mas isso é outra história...

Um comentário:

  1. Que bom ler isso! Quanto ao Festival daqui, para a população é ótimo que espalhem os filmes assim, mas para os apaixonados em cinema deve ser o caos rodar a cidade inteira. Mas...o Rio de Janeiro é lindo, um passeio não faz mal.

    ResponderExcluir