sábado, 3 de outubro de 2009

Festival do Rio - Sexta 02/10

Não sei há quantos anos eu quero fazer Cinema, mas é com certa timidez que eu admito ser a primeira vez que vou, de fato, ao Festival do Rio de Cinema (chega a ser irônico eu ter ido primeiro ao festival de outra cidade). Tudo bem que o Rio de Janeiro vive bastante o Cinema, mas isso não se aplica necessariamente a baixada fluminense e a zona norte (lê-se subúrbios), já que por aqui, as lonas culturais se resumem em exibir filmes já exibidos anteriormente ou coisas do tipo. Resumindo: você não vai encontrar o filme vencedor da Palma de Ouro, "A Fita Branca", no shopping de Madureira, nem ver certos longas nacionais que provavelmente não entrarão em circuito nas lonas culturais (aliás, se entrarem em circuito, é de quase certo que não virão pra cá mesmo, então não fica muito diferente).

Esse não era o ponto chave dessa postagem, que na verdade é mais otimista do que contestativa, no fundo. "A Fita Branca", do Michael Haneke, é um filme muito bem feito, de um diretor que respeita não só suas personagens, mas também os espectadores. Quando lembro de Haneke e do seu "Violência Gratuita", e agora assistindo a esse belo trabalho, só consigo pensar em alguém com um grande respeito pelo ser humano. A formalidade e ao mesmo tempo a naturalidade que esse seu último filme tem, só reforça isso. Esse é um cineasta com um grande senso de responsabilidade com seu próprio Cinema.



Porém o mais interessante da noite foi assistir ao último trabalho do diretor brasileiro Beto Brant, de "Os Invasores" e o elogioado "Cão sem Dono". É motivador ver um filme que parece saído de uma câmera Mini-Dv comum dando certo. "O Amor Segundo B. Schianberg" é quase um trabalho de videoarte cinematográfico, filmado, segundo Beto, por câmeras de vigilância. Ou seja, em quase todo o tempo, ouvimos os chiados naturais de uma gravação amadora (o que não é esse trabalho, de fato). O que isso representa pra nós?
A possibilidade do fazer.

Um comentário:

  1. JÁ TENDO UM ROTEIRO LEGAL... aí basta uma câmera mini-dv, não precisa nem agradecer.

    ResponderExcluir