sábado, 12 de setembro de 2009

Carlos Saldanha

Assisti uma palestra do Carlos Saldanha, que me reforçou alguns pontos de vista. Pra quem não sabe, o Carlos é o diretor dos dois últimos "A Era do Gelo", além de co-dirigir o primeiro. O que isso significa? Que um brasileiro é um dos responsáveis por um dos grandes sucessos de bilheteria de anos específicos.
Saldanha tem integrado um time composto por Fernando Meirelles, Walter Salles e mais recentemente, Vicente Amorim, a filmar no exterior. Não só quaisquer filmes, mas grandes projetos. "A Era do Gelo" é um tradicional blockbuster de animação, e ter essa obra conduzida por um brasileiro é significativo.
Confessor não ter assistido aos filmes, mas ao ver a palestra, me interessei. O próprio admite o caráter comercial se sobrepondo ao artístico, no que concerne a animação. Não sei até onde isso corresponde ao que é, ou ao que não é. É complexo. Mas isso me faz pensar que há também resistência das pessoas em aceitar a animação como arte cinematográfica legítima.
Por favor, assistam a esse filme então: http://vimeo.com/3352352

Um comentário:

  1. também assisti essa palestra, você tava lá na frente, né?

    enfim, meio conversa fiada essa parada de filme ser comercial e, por isso, deixar de ser importante, de deixar de passar alguma coisa boa, de deixar de nos ensinar algo.

    creio que foi o millôr quem mandou essa: "se ganha dinheiro, o cinema é uma indústria. Se perde, é uma arte”.

    por mim, todo cinema tem que dar dinheiro e tem que ser arte.

    há filmes ruins que ganham fortunas porém muito mais filmes que não dão dinheiro são péssimos.

    precisamos é fazer filmes bons. e quem diz que um filme é bom é a maioria de todo o público em potencial.

    ResponderExcluir