quinta-feira, 15 de outubro de 2009

.



Andrea Beltrão realmente poderia sustentar um papel de protagonista numa novela das oito (ou das nove). É um exemplo de atriz que acredita e se entrega aos papéis que faz. Curioso que ela fez dois filmes com temáticas bem parecidas no último ano: "Verônica" e o mais recente "Salve Geral". O que me surpreende é o fato desse último ter sido o escolhido para representar o Brasil numa vaga pelo Oscar. Absolutamente nada contra tratar da violência no Cinema, muito pelo contrário, mas isso os cineastas brasileiros já fizeram outras vezes de forma excepcional, principalmente no campo do documentário, e não foram agraciados com tamanho valor.

Ainda acho que o melhor longa nacional de 2009 é o documentário "Corumbiara", até então injustiçado no circuito, o que tira a grande oportunidade das pessoas assistirem a esse belíssimo trabalho, que é tremendamente humano e brasileiro. É uma pena, pena mesmo, que a obra de Vincent e do Marcelo não chegue as salas de Cinema.  Devia ser uma obrigação do Minc que esse filme fosse exibido. Quem sabe, ainda tem estrada pela frente, eles podem conseguir.

E algo me diz que "Viajo porque preciso, volto porque te amo", que infelizmente não vi, seria o mais indicado àquela tal vaga.

[*]




"UP" realmente é impressionante. Muito, muito bom. Um dos melhores filmes de 2009, eu aposto. E tem gente que ainda acha que animação é coisa só de criança.

Bem, as da Pixar não são.

[*]





Por fim, "Bastardos Inglórios" é mais um presente do Tarantino ao Cinema. O único compromisso dos filmes do diretor, é com a própria sétima arte. Ou seja, é Cinema pelo Cinema; um Cinema que homenageia a sua própria arte. "Bastardos Inglórios" é praticamente um desfile de homenagens [cenas] à arte fílmica. Cada momente ali parece ser uma declaração de amor ao poder dos filmes e a arte de fazê-los. Ou seja, assistí-lo é o equivalente a comer um pavê de chocolate suíço: é delicioso. Mas ainda melhor.


9 comentários:

  1. Porque Salve Geral? Será que ainda é um eco do sucesso do cinema-violência brasileiro em terras americanas com o Cidade de Deus? Não sei...
    O algo que te diz sobre o filme do Marcelo Gomes é um algo que deve realmente ser levado a sério... o filme é d+.
    Tarantino... ele fez o Grande Ditador ser incinerado dentro de um cinema... juntou na mesma sequencia referencias sobre o poderoso chefão e cinderela... o Brad Pitt da um show. Prsentão!

    ResponderExcluir
  2. É Igor, a única explicação que vejo pro "Salve Geral" é essa. Engraçado, não tinha me dado conta da referência ao "Poderoso Chefão" no filme, mas agora tudo fica tão óbvio que me sinto um tonto, hehe. Ontem demorei a dormir lembrando do "Bastardos Inglórios". Isso só reforça a maestria dessa obra.

    ResponderExcluir
  3. é isso mesmo, victor. se o roteiro é bom, o diretor pode até estragar o filme, mas não foi o caso dos bastardos, onde o tarantino até o melhorou. o lance é roteiro ruim, aí não tem diretor que dê jeito.

    ResponderExcluir
  4. Olha, 'Up' tem sido tão comentado por todo mundo que fiquei com vontade de ver - apesar de muita gente ainda dizer que animação é coisa de criança.

    E 'Bastardos Inglórios' de longe superou minhas expectativas. Não que eu conheça muito de Tarantino mas achei o jeito como ele entrelaça as histórias subsequentes da trama realmente brilhante.

    Já sou quase uma fã, rs.

    até.

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena Marina, a obra do Tarantino é demais. Talvez o "Bastardos" seja um dos melhores, senão o melhor (não que os outros sejam inferiores, todos têm um nível A).

    "UP" merece ser visto!!! É lindo, cara

    ResponderExcluir
  6. quero muito ver UP e concordo totalmente com o que tu diz sobre corumbiara hehe :)

    Vim aqui mais pra te dizer um filme que vi 3 dias atrás e que foi excelente (temos que ver um outro espaço para comentarmos sobre filmes que vemos, não queria colocar nos e-mails pra não misturar os assunto,enfim...) o filme é o "2h37" do diretor Murali K. Thalluri, australiano, já ouvisse falar?
    é realmente muito bom, roteiro excepcional, fotografia linda, histórias chocantes e um inesperado. hehe.
    Enfim, se tu não viu ainda, veja :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. aah, esqueci de dizer que a trilha sonora é uma coisa deliciosa. :)

    ResponderExcluir
  8. valeu pelo comentário lá no Cadernos do Cinema.

    não vi Salve Geral. esses filmes não causam o minimo apelo em mim. esse Corumbiara é dirigido por quem?

    o Tarantino é foda.

    já o Up, ah, vc já viu o que eu falei sobre Up XD

    ResponderExcluir
  9. Oi Giraud. O "Corumbiara" é do Vincent Carelli, um indigenista que trabalha muito com vídeos sobre a questão do indígena e em ONGs. Na verdade ele tem faz parte de uma chamada "Vídeo nas Aldeias". O "Corumbiara" ganhou Gramado esse ano.

    ResponderExcluir