quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

E o terror de verdade



Há uma séria possibilidade dos filmes de terror (ou horror, talvez) precisarem pagar tributo à "Bruxa de Blair" nos próximos tempos. O longa (que até hoje não vi, às vezes por falta de coragem) trouxe uma estética documental que leva ao gênero do medo um patamar particularmente poderoso: a intensificação da verossimilhança do que ocorre na tela. Isso funciona perfeitamente bem em filmes de terror, se bem empregados, porque simplesmente dá um tom de realidade algumas vezes fascinante, e simplesmente, mais medo.

Depois de "Bruxa", "Cloverfield" e "REC", que vem nessa mesma linha (e muitos anos depois do longa de 99), são bastante eficazes, com suas qualidades e defeitos ("REC" particularmente eu acho bem legal). Algumas outras coisas têm sido feitas. Não sei como estão.

Tive medo então de "Atividade Paranormal". Não do filme em si, porque pensava isso já antes de vê-lo, mas de pensar que ele era um indício de um novo filão se aproximando. Estava meio enganado, porque o filme não é apenas bom, como também provavelmente será o responsável por esse filão. O sucesso grande do longa de estréia do esperto Oren Peli vai sem dúvidas abrir os olhos dos estúdios. Já tem um "Contatos de 4° Grau" chegando. E o próprio Oren já está vindo com um "Área 51" nesses moldes. Sem contar com o filme de um jovem cineasta que foi exibido em Cannes esse ano, "Colin".

Ou seja, o grande problema das tendências é a banalização, o que pode ser uma pena para essa estética tão eficaz. Quando a criatividade deixar de ser o ponto forte desses filmes, vai ser difícil filtrar a qualidade. Pode ser que estética e interesses comerciais soberanos se misturem, ofuscando-se. Engraçado que os longas citados reciclam elementos de outros trabalhos feitos antes (principalmente o "Atividade"), mas funcionam tão bem por terem uma certa carga de experimentação; de ousadia. Espero que isso não seja diluído com um novo filão que ameaça chegar. E que se chegar, ao menos traga bons exemplares.

Mas se não trouxer, pode ser que me desiluda e vá ver "Bruxa de Blair".

[*]

 E "Atividade Paranormal" deve ser o melhor filme de terror do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário